O projeto mais “montanhoso” do BIG acaba de ter sua primeira unidade concluída, localizada nos arredores da cidade de Hualien, em Taiwan. O projeto de residências de veraneio, concebido para lembrar a “cadeia de montanhas a oeste de Taiwan”, está sendo desenvolvido pela Taiwan Land Development Corporation como um novo bairro denso que “preserva e reforça a beleza do entorno natural” e oferece “um estilo de vida ativo e social fora da cidade.”
A primeira unidade a ser concluída, uma casa de mil metros quadrados, conta com móveis projetados pela KiBiSi e um eficiente layout pensado em função da planta baixa estreita repleta de vegetação.
“As Montanhas Hualien são uma tentativa programática utópica de adensamento rural onde as qualidades da natureza não são consumidas pelo desenvolvimento urbano, mas, em vez disso, estendidas e amplificadas”, comentou o fundador do BIG, Bjarke Ingels.
“Em meio a layouts eficientes e circulações racionais, as coberturas onduladas dos edifícios proporcionam ao conjunto uma grande variação de tipologias residenciais e espaços coletivos”, acrescentou o escritório.
“Internamente, os apartamentos tiram proveito das silhuetas anguladas para proporcionar uma sensação quase vernacular e tradicional a partir dos áticos e varandas que pontuam o conjunto denso e contemporâneo.”
A construção do complexo terá início em 2016 e sua conclusão está prevista para 2018.
Arquitetos
Localização
Hualien City, TaiwanArquitetos resposnáveis
Bjarke Ingels, Jakob Lange, Finn NørkjærGerente de projeto
Andrew LoArquiteto do projeto
Cat HuangEquipe
Eric Li, Anu Marjanna Leinonen, Jinho Lee, Kekoa Charlot, Alberto Herzog, Jaime Oliver Galienne, Horia Spirescu, Min Ter Lim, Junjie Yan, Dominic Black, Angelos Siampakoulis, Qianqian Ye, Emily King, Lucas Carriere, Miao Zhang, Ren Yang Tan, Andre SchmidtCliente
Taiwan Land Development CorporationColaboradores
RJW, ARUP, Treegarden, Ken SakamuraÁrea
120000.0 m2Ano do projeto
2018Fotografias
Courtesy of Cortesia do BIG, Jinho Lee, Cat Huang, KILO